Nome: |
Roberto Firmino Barbosa de Oliveira
|
Posição: | atacante |
Idade: | 28 anos |
Clube: |
Liverpool (Inglaterra)
|
Salário: | 10,9 milhões de euros/ano 906 mil euros/mês 30 mil euros/dia |
Natural de Maceió, Firmino nasceu em 2 de outubro de 1991 e ingressou na formação juvenil do Figueirense em 2008, aos 17 anos, após jogar no Clube de Regatas Brasil.
Roberto fez sua estreia profissional em 24 de outubro de 2009 e em janeiro de 2010 foi promovido ao plantel principal. Firmino marcou seu primeiro gol profissional em 8 de maio de 2010 contra o São Caetano. O jogador contribuiu com oito gols em 36 jogos ao longo da temporada, tendo o Figueira regressado à Série A após uma ausência de dois anos.
Títulos: vencedor da Copa América (2018/19), vencedor da Liga dos Campeões (2018/19), campeão da Inglaterra (2020), vencedor da FIFA Mundial dos clubes (2020), vencedor da Supertaça UEFA (2019/20).
Descoberto por dentista
O atual número 9 do Liverpool e da seleção brasileira teve uma infância difícil. A começar pelo fato de seus pais não quererem que ele se dedicasse ao futebol, Firmino sempre foi um daqueles meninos que gostava de nadar contra a corrente. »Quando era criança, meus pais não queriam que eu fizesse isso. Eles só queriam que eu estudasse. Às vezes, eles até me trancavam em casa um, mas pulei uma parede pela porta dos fundos », lembra o jogador.
Aos 13 anos Firmino entrou nas categorias de base do CRB, uma dos principais equipas do estado de Alagoas. Aos 14 anos, um dentista chamado Marcellus Portella viu Roberto Firmino jogar e se impressionou com o garoto, mas viu que ninguém percebia isso. Então Marcellus teve uma conversa com os pais de Firmino e passou a administrar a carreira do atacante, que naquela época jogava como médio defensivo.
Firmino permaneceu no CRB até os 16 anos, quando saiu da equipa para fazer um teste no São Paulo, porém acabou sendo dispensado pelo Tricolor.
Logo ele foi transferido para o Figueirense, 3000 quilômetros ao sul de Maceió. A mudança o chocou muito. Roberto ligou para casa chorando nos primeiros dias. Família era tudo para ele, mas também havia futebol. Ele se acostumou e começou a fazer o que fazia de melhor: destacar-se. O futebol dele já era uma realidade e do Velho Continente já começavam a bater à sua porta.
Deportado da Espanha aos 17 anos
A história de Roberto Firmino na Europa começou com uma deportação. Quando ele ainda era adolescente, a Espanha negou-lhe a entrada no país. Frustrado, chorando, o jovem de 17 anos teve que voltar ao Brasil. O seu destino final era a França, porque lhe haviam feito uma prova no Olympique de Marseille, mas não conseguiu ultrapassar o Madrid.
»Ele estava indo para a França e teve que parar na Espanha. Foi apenas uma parada. Mas, naquela época, todo brasileiro que quisesse entrar naquele país tinha que mostrar uma série de documentos, como um cartão de crédito com certa quantia », disse Erasmo Damiani, coordenador da Juventude Figueirense, sobre aquela lamentável experiência.
A angústia foi tão grande para o atacante que ele ligou para a mãe em Maceió chorando, pois nem ele nem seu representante conseguiram passar por migrações apesar de ter um convite especial de Marselha. Um pouco mais tarde o clube lhe enviou outra passagem, mas desta vez com destino direto à França. No entanto, a Europa voltaria a lhe dar as costas e, depois de franceses recusaram pagar um milhão de euros por jogador. Firmino regressou para o Brasil. Chegou ano 2010 e o atleta se consolidou de vez no time profissional. O atacante ainda viria a ser destaque do Figueirense tanto no Campeonato Catarinense quanto na Série B. Ao todo o atacante alagoano fez 12 golos em 53 partidas.
Contratado por Hoffenheim graças a Football Manager
Roberto Firmino terá de agradecer à Sports Interactive, criadora do videojogo Football Manager, já que através dele um olheiro começou a prestar atenção ao jogador e acabou por oferecê-lo para a sua equipa. O episódio inusitado ocorreu em 2010, quando o brasileiro ainda jogou pelo Figuerense. Foi nesse ponto que Lutz Pfannenstiel, o olheiro do Hoffenheim, o notou, não por sua atuação em campo, mas por seus resultados no simulador virtual.
O ex-jogador ficou fascinado com as habilidades do atacante de 18 anos no Football Manager, e decidiu ver o jogador na vida real. Depois de algum tempo a equipa alemã acabou contratando-o por 3 milhões de dólares. Seu alto valor gerou críticas na cidade, porém Firmino soube conquistar a torcida ao longo dos quatro anos que passou na Alemanha, onde disputou um total de 153 partidas, tornando-se um dos jogadores que mais partidas disputou na história do clube.
O maior salto em sua carreira: Liverpool
Firmino foi transferido para Liverpool em 2015 e no começo foi difícil se adaptar, mas aos poucos foi ganhando espaço. Ele se tornou uma peça-chave na equipa do técnico Jürgen Klopp e, junto com Mohammed Salah e Sadio Mané, formou um tridente letal que levou o Liverpool a ganhar 4 títulos em menos de dois anos.
A mesma Europa que um dia o expulsou hoje está prestes a coroá-lo. Firmino é um dos mais bem-pagos na equipa com vencimento de quase 11 milhões de euros por ano. Aquele menino brasileiro de origem humilde que não poderia passar por um controle de imigração, agora está num dos melhores clubes da Europa e já ganhou muitos títulos importantes.
Pode apostar em Roberto Firmino Barbosa de Oliveira e Liverpool na casa de apostas online verificada Tempobet.