PROGNÓSTICO Sporting — Benfica | ||
Sporting | Agendado |
Benfica
|
01 Fevereiro 2021 — 21:30 | ||
Primeira Liga | ||
2020/2021 | ||
jornada 16 |
Um jornalista desportivo e especialista no Ganhador24.com, fez uma previsão para a partida da jornada 16 da Primeira Liga da temporada 2020/2021, Sporting — Benfica.
Na próxima segunda-feira, o principal jogo da 16.ª jornada da Liga NOS acontecerá no Estádio José Alvalade, quando Sporting e Benfica protagonizarem mais uma edição do grande “derby” da cidade de Lisboa, numa fase em que os “leões” distam seis pontos de vantagem sobre as “águias” na classificação. A equipa de Rúben Amorim lidera a tabela com 39 pontos, mais quatro que o FC Porto, depois de ter conseguido alcançar a terceira vitória consecutiva, na última terça-feira, diante do Boavista (2-0), para o campeonato. Do outro lado, o Benfica aparece como 3.º classificado, com 33 pontos, a dois do FC Porto e a seis do Sporting. Na última jornada da Liga NOS, as “águias” voltaram a tropeçar, ao empatar na receção ao Nacional (1-1). Entretanto, na última quinta-feira o conjunto encarnado conseguiu voltar às vitórias, nos quartos de final da Taça de Portugal, com goleada de 3-0 ao Belenenses, em casa.
Análise Sporting CP
Depois de 12 vitórias e 3 empates, a equipa da casa está na 1ª posição, tendo conquistado 39 pontos. No último jogo, ganhou ao Boavista fora por (0‑2), depois de no jogo anterior ter empatado (1‑1) em casa, num jogo contra o Rio Ave. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas como visitante; contra 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota no seu estádio. Nos últimos 7 jogos em casa para o campeonato o Sporting regista 5 vitórias e 2 empates, pelo que conquistou 17 pontos em 21 possíveis.
Para esta competição, não perde há 15 jogos. Nos encontros disputados no seu estádio para o campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45′ foi o 0‑0, que se verificou em 3 dos seus 7 jogos. O seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um golo nos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que não costuma sentir dificuldades para abrir o marcador: marcou o primeiro golo em 13 dos últimos 15 jogos para a Primeira Liga, desses 13 chegou ao intervalo em vantagem em 9 e conseguiu manter a vantagem até ao final do jogo em 10. Há 1 período em destaque nos últimos 14 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 10 dos seus 25 golos entre os minutos (76’‑90′).
A equipa do Sporting tem feito uma excelente caminhada nesta edição da Liga NOS, onde ocupa a posição de líder isolado, com 39 pontos, à entrada para a 16.ª jornada. A vantagem para o FC Porto é de quatro pontos e para o Benfica é de seis pontos. No passado fim-de-semana, a formação liderada por Rúben Amorim conquistou o primeiro troféu da temporada, após a vitória ao Braga (1-0) na final da Taça da Liga. Na última terça-feira, o Sporting atuou pela última vez, agora para o campeonato, tendo vencido com justiça na deslocação ao Estádio do Bessa, casa do Boavista, por 0-2. Nuno Santos (24’) abriu a contagem, enquanto o lateral-direito Pedro Porro (77’) fechou as contas com um autêntico “golaço”, numa fase em que os “leões” controlavam as despesas do encontro.
Análise Benfica
A equipa visitante está atualmente na 3ª posição, com 33 pontos conquistados, depois de 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Porto por (1‑1). No último jogo, empatou em casa contra o Nacional por (1‑1). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas como visitante, com um total de 29 golos marcados e 19 sofridos; contra 11 vitórias, 3 empates e 1 derrota no seu estádio, com um total de 37 golos marcados e 12 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça de Portugal, ganhou ao Belenenses em casa por (3‑0). Nos últimos 7 jogos fora para o campeonato o Benfica regista 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota, pelo que conquistou 14 pontos em 21 possíveis.
Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos fora do seu estádio. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para haver golos, já que 48 dos seus últimos 55 jogos terminaram com Mais de 1,5 golos. Em 15 jogos para a Primeira Liga, sofreu o primeiro golo 4 vezes mas conseguiu dar a volta ao resultado em 2.
A equipa do Benfica tem estado aquém das expectativas, numa temporada onde o objetivo passa pela reconquista do título de campeão nacional e para a qual foi realizado um investimento histórico no mercado de transferências do último verão. À entrada para a 16.ª ronda, a formação orientada por Jorge Jesus (que não marcará presença no banco nesta visita a Alvalade, por cumprir isolamento após teste positivo à covid-19) ocupa o 3.º lugar da tabela classificativa, com 33 pontos, menos dois que o FC Porto e menos seis que o Sporting. Depois de ter tropeçado na receção ao Nacional (1-1) da última jornada da Liga, as “águias” voltaram às vitórias na passada quinta-feira, nos quartos de final da Taça de Portugal, onde venceram tranquilamente o Belenenses, por 3-0 (golos de Darwin, Rafa Silva e Cervi).
A nossa Aposta explicada
- 7 dos 9 mais recentes duelos entre estas formações no campeonato acabaram com empate ou com vitória pela margem mínima.
- Nos últimos 7 derbys entre SCP e SLB na Primeira Liga, houve 4 em que não houve um vencedor.
- O Sporting tem estado melhor, mas o Benfica não perdeu em nenhuma das últimas 8 deslocações a Alvalade para a Liga NOS.
- As Águias estão motivadas com a qualificação para as meias finais da Taça de Portugal.
Prognóstico
Aparentemente, o Benfica e o Sporting CP podem ter muitas dificuldades. Aparentemente, sem muitas oportunidades de gol. Acreditamos então que será um placar de 0-0 no fim da partida.