Nome: |
Rúben Santos Gato Alves Dias
|
Posição: | defesa central |
Idade: | 23 anos |
Clube: |
SL Benfica (Portugal)
|
Salário: | 2,5 milhões de euros/ano
208 mil euros/mês 6,9 mil euros/dia |
Nascido na Amadora, 14 de maio de 1997, Rúben Dias iniciou a sua carreira no clube local Estrela da Amadora, antes de se mudar para a academia do Benfica em 2008, onde jogou pela equipa júnior até 2015. Em 2017, Dias estreou na Primeira Liga portuguesa.
Títulos: vencedor da Primeira Liga 2018/19 e da Supertaça de Portugal-2019; campeão da Liga das Nações da UEFA 2018-19.
«Estreia» na Liga dos Campeões com 18 anos
O central, apontado por muitos, como um dos grandes valores do futebol português cresceu na equipa B do Benfica durante dois anos (2015-2017). Mas em março de 2016, Rui Vitória convocou Dias, de 18 anos, que atuava na equipa B, para o jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões contra o Zenit, depois que três de seus quatro principais defesas centrais não puderam viajar para a Rússia.
“A minha primeira presença na equipa principal foi num jogo com o Zenit, onde não fui utilizado. Ainda assim, senti isso como a minha «estreia», pois estive com o grupo de trabalho e senti toda a emoção que rodeia um jogo nos seniores. A estreia a sério foi contra um grande clube, o Manchester United, e ainda por cima em casa. Só foi pena termos perdido”, disse Rúben Dias na entrevista a site oficial da UEFA.
Na temporada seguinte, Dias ajudou à equipa B a terminar temporada em quarto lugar, a posição mais alta de todos os tempos obtida na segunda divisão. Ele também ajudou a equipa júnior a chegar à final da UEFA Youth League 2016-17.
Dia 16 de setembro de 2017, Dias estreou pela primeira vez na Primeira Liga contra a Boavista. Após uma época de exibições impressionantes, incluindo dois jogos contra o Manchester United na Liga dos Campeões, o central venceu o troféu para melhor Jogador Jovem do Ano da Liga.
“Ele é um jogador jovem que está mostrando desenvolvimento significativo ”, disse Rui Vitória do jogador numa das conferencias de imprensa. “Ele tem um enorme potencial e vai melhorar muito. Queremos que ele fique connosco por muitos anos — ele é da nossa academia». Em abril de 2018 o central de 20 anos já custou 14 milhões de euros.
Jogo 100 e contrato de 4 milhões aos 22 anos
No dia 2 de novembro de 2019 Rúben Dias cumpriu o jogo 100 pelo Benfica. O defesa-central precisou de pouco mais de dois anos para atingir este registo, uma vez que se estreou a 16 de setembro de 2017, no Estádio do Bessa, ainda com Rui Vitória como técnico. Começou aí a caminhada do central na equipa principal das águia que, desde então, agarrou um lugar no onze e assumiu-se também como uma das referências do balneário, ao ponto de integrar a lista dos capitães.
Aos 22 anos, Rúben Dias, que se tem afirmado também na seleção nacional, prolongou o vínculo com os encarnados até 2024 e passou a ser dos mais bem pagos do plantel. O salário do jogador dobrou, o que significa um encargo de cerca de quatro milhões de euros anuais por parte das águias, ou dois milhões após impostos na conta do Rúben Dias. A cláusula de rescisão subiu dos 66M€ para os 100M€, e Dias já foi apontado ao vários clubes, como Atletcio de Madrid, Manchester City, Manchester United, AC Milan e Juventus. Ele recebeu, inclusive, elogios de Chiellini.
“Fico muito feliz em relação aos comentários de Chiellini. O facto de um jogador da dimensão dele referir o meu nome… Mas em relação ao resto, faz parte do futebol. É o momento atual, fala-se muito, é uma parte que me passa ao lado, o foco é onde estou e estou aqui, no Benfica”, afirmou Dias em entrevista ao jornal “O Jogo”.
Quanto ao futuro, Rúben Dias garante querer continuar no Benfica. “Planeio o meu futuro no dia de amanhã e em treinar uma e outra vez para ajudar a minha equipa”, disse.