Rafael Leão: um craque condenado a pagar 16,5 milhões ao Sporting

17 julho 10:43 Rafael Leão: um craque condenado a pagar 16,5 milhões ao Sporting
Nome:
Rafael Alexandre Conceição Leão
Posição: avançado
Idade: 20 anos
Clube:
A.C. Milan (Itália)
Salário: 2 milhões de euros/ano
166,7 mil euros/mês
5,5 mil euros/dia

Rafael Leão nasceu em Almada, distrito de Setúbal, em 10 de junho de 1999 e foi formado na academia do Sporting CP.

Títulos: vencedor da Taça da Liga de Portugal 2017/18; campeão da Europa sub-17.

Da cláusula de 45 milhões de euros à saída do Sporting a custo zero
Leão ingressou no sistema juvenil do SCP aos 9 anos de idade após um breve período no Amora FC. No dia 11 de fevereiro de 2018, ainda jovem, ele fez sua estreia na Primeira Liga. Já no dia 8 de março Leão fez um golo de empate no jogo contra FC Porto (Sporting CP sofreu uma derrota fora de casa por 2:1) e tornou-se o mais jovem goleador do clube contra essa oposição. Com pouco tempo no plantel principal ele demostrou que era um craque. Jorge Jesus, antigo treinador do Sporting, uma vez disse: “Ele faz-me lembrar o Jordão”.

Naquela altura o avançado custou 6 milhões de euros, mas tinha uma cláusula de 45 milhões no contrato. Com apenas 18 anos, Rafael Leão já viu revisto o salário para cerca do dobro do que auferia anteriormente, passando a ganhar 100 mil euros brutos por época.

Mas a carreira do Leão no Sporting foi curta. Em junho de 2018, um pouco mais de três meses depois do golo contra Porto, o avançado rescindiu unilateralmente seu contrato com os leões citando um incidente em que jogadores e funcionários foram atacados por torcedores durante o treinamento.

“Mbappe português” no Lille com preço de 15 milhões

Naquele verão o avançado tinha sido um dos nove jogadores a rescindir contracto com o Sporting. Em agosto Rafael Leão assinou um contrato com o Lille válido por cinco temporadas. Curiosamente, antes que este contrato seja registado oficialmente, ele tentou rescindir com os franceses porque quis negociar o regresso a Alvalade. A novela durou até o ultimo dia do fecho do mercado. A 31 de agosto de 2018 a vontade de Leão em ficar no Lille estava reduzida a zero. Ele chegou a acordo para voltar ao Sporting. Só que o pai do jogador não o deixou assinar o contrato.

Durante a noite Leão mudou de ideias e ficou no Lille. Dentro de um ano ele passou a custar 15 milhões de acordo com Transfermarkt.de.

No Lille o avançado de 19 anos rapidamente se tornou um dos melhores e despertou interesse dos clubes grandes. Naquela altura ele foi comparado com Cristiano Ronaldo. O ex-treinador do Leão no Sporting Tiago Fernandes disse numa entrevista a L’Équipe: “Rafael é o melhor jogador da história da Academia do Sporting. Nos juniores, ele era melhor que Cristiano Ronaldo». Dentro da equipa o jovem avançado até foi chamado de Mbappe português.

Milan investe 35 milhões, Leão tem que pagar 16,5 ME ao Sporting

Depois de uma temporada de sucesso no Lille (oito golos em 26 partidas), o avançado português assinou contrato com Milan valido para cinco anos. Os clubes não divulgaram os valores do negócio, que deverá ter rondado os 35 milhões. Rafael Leão receberá 2 milhões limpos por temporada. O jogador estreou na Serie A como substituto aos 75 minutos de Samu Castillejo na derrota por 1 a 0 fora da Udinese e marcou seu primeiro golo tardio na derrota em casa por 3 a 1 para o Fiorentina em 29 de setembro. Até agora Leão que joga em conjunto com o lendário Ibrahimovic, marcou dois golos em 22 jogos.

Em março 2020 surgiram notícias chocantes: Leão foi condenado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) a indemnizar o Sporting em 16,5 milhões de euros, pela rescisão ilícita do contrato. «Bem como julga a reconvenção parcialmente procedente, condenando o jogador a pagar à Sporting SAD a quantia de 16,5 ME, a título de indemnização por cessação ilícita do contrato de trabalho desportivo», comunicou o Sporting.

Ex-líder verde e branco Sousa Cintra explicou aquilo que assistiu após o pedido de rescisão unilateral de Rafael Leão no Sporting. «O rapaz chegou a assinar a carta para o Lille. Ele queria o Sporting. Era uma questão de minutos», recorda Sousa Cintra, explicando que a demora dos advogados em redigir o documento acabaria por atrasar a situação até que se deu uma «grande novela».

«O pai, o tio e o empresário vieram cá e fizeram aquela cena toda», detalha o ex-presidente verde e branco, em declarações ao ‘Record’. «Apareceu cá o pai a bater à porta, um barulho do caraças. Foi uma cena triste. O filho era maior e vacinado, podia perfeitamente ter assinado, como era seu desejo», realça Sousa Cintra, dizendo que o jogador «estava todo animado» mas «as outras pessoas é que o levaram a fazer o que ele fez».

O advogado de Rafael Leão, Fernando Veigas Gomes, reagiu ao acórdão do TAD, dizendo que ‘ele pode nem ganhar 16 milhões de euros ao longo de toda a carreira’.

Pode apostar em Rafael Alexandre Conceição Leão e A.C. Milan na casa de apostas online verificada Rivalo.

En savoir plus Regarder tout

Visitar o site

b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title