João Moutinho: Capitão, «maçã podre», transferência mais cara e rei de assistências

11 agosto 18:58 João Moutinho: Capitão, «maçã podre», transferência mais cara e rei de assistências
Nome:
João Filipe Iria Santos Moutinho
Posição: médio
Idade: 33 anos
Clube:
Wolverhampton (Inglaterra)
Salário: 5,3 milhão de euros/ano
440 mil euros/mês
14,7 mil euros/dia

João Moutinho nasceu no Barreiro, distrito de Setúbal, no dia 8 de setembro de 1986, mas cresceu em Portimão. Depois de se ter mostrado muito promissor quando jovem a jogar pelo Portimonense SC, assinou com o Sporting CP aos 13 anos para continuar a sua formação futebolística. Durante a pré-temporada 2004/05, com apenas 17 anos de idade, Moutinho foi convocado pelo técnico José Peseiro para a equipa principal, onde mostrou seu talento desde o início.

Títulos: campeão da Europa (2016), 3 vezes campeão de Portugal (2010/11, 2011/12, 2012/13),  campeão da França (2016/17), 3 vezes vencedor da Taça de Portugal (2007, 2008, 2011), vencedor da UEFA Nations League (2019), vencedor da Liga Europa (2010/11), campeão de Europa sub-17 (2003), 5 vezes vencedor da Supertaça de Portugal (2008, 2009, 2011, 2012, 2013). 

Segundo capitão mais jovem da história do Sporting

Moutinho começou a sua carreira na academia do Portimonense aos 10 anos. Lá ele aprendeu o básico de futebol e desenvolveu o seu estilo de jogo. Após os três anos na estrutura dos alvinegros, ele se transferiu para o Sporting CP. 

João estreou-se na equipa principal do Sporting em 2005 e nesse ano ganhou o prémio de »Jogador Revelação do Campeonato» e o Prémio »Escolha do Adepto». 

Na temporada seguinte ele afirmou-se como titular da equipa e participou em todos os jogos do campeonato.

Em 2006/2007, após a saída do veterano Ricardo Sá Pinto, Moutinho foi nomeado vice-capitão com apenas 19 anos. Na época seguinte, após a saída de Custódio e Ricardo, ele foi nomeado capitão, o segundo mais jovem na história do clube, atrás apenas do primeiro capitão e fundador associado Francisco Stromp. 

De capitão a «maçã podre»

Moutinho quis sair do Sporting já na pré-temporada 2008/09, mas acabou por ficar e renovou o contrato até 2014. Mas as coisas não correram bem no clube e na equipa – o Sporting terminou a época 2009/10 no quarto lugar e enfrentou problemas financeiras. Por isso em 2010 o símbolo e capitão do Sporting protagonizou a transferência mais polemica dos últimos anos – ele assinou contrato de cinco anos com o rival FC Porto. Os dragões pagaram por jogador 11 milhões de euros. Naquela altura, foi a transferência mais cara da história do futebol português e a segunda mais cara de sempre do Porto.

Os adeptos e dirigentes do Sporting naturalmente foram revoltados. Eternizada na memória dos portugueses ficou uma das tiradas de José Eduardo Bettencourt, ao lado de Costinha, em conferência de imprensa, assim que a operação foi oficializada: «O Sporting não queria no seu pomar uma maçã podre».

A Moutinho «doeu» ouvir tais palavras: «Era capitão do Sporting e a minha mudança para o FC Porto não foi fácil. Uma grande decisão, uma boa decisão, uma das melhores que tomei no futebol, porque ganhei muitas coisas». João conquistou três campeonatos consecutivos com o Porto e rumou para o Mónaco. 

25 milhões para levar Moutinho do Porto

O médio decidiu se mudar para o campeonato francês em 2013. Mónaco, que recentemente subiu para a primeira liga, pagou 70 milhões de euros por dois jogadores do Porto: Moutinho (25 milhões) e James Rodríguez. 

Na França, o jogador viu seu salário aumentar, ele passou a ganhar 350 mil euros por mês. Moutinho foi campeão da Ligue 1 em 2017 e conseguiu junto com equipa chegar as semifinais da Liga dos Campeões. Acompanhado por Bernardo Silva, Kylian Mbappe e Thomas Lemar, ele fez história no Mónaco. 

Palavra do Cristiano e mudança para Inglaterra

Cristiano Ronaldo e João Moutinho jogam juntos na seleção já há muitos anos. E nas quartas de final do Euro-2016, foi Ronaldo que motivou seu parceiro bater o penálti decisivo.

João Moutinho

Portugal e Polónia ficaram empatados 1-1 e levaram a decisão do encontro para os penáltis. Moutinho ficou muito nervoso e não quis bater penálti. Mas foi incitado por Ronaldo a dar um tiro com essa palavras: “Venha chutar, venha chutar. Venha! Você bateu bem! Se perdermos então f*** it! Seja forte! Vamos! É nas mãos de Deus”. João acertou e dois jogos depois, Portugal se tornou campeão da Europa. 

5 milhões por época no Wolves 

Aos 31 anos o médio português assinou contrato com recém-promovido a Premier League Wolverhampton. Os ingleses pagaram Mónaco 5,5 milhões de euros por jogador. João impressionou todos desde inicio.Moutinho

Moutinho pode ter agora 33 anos, mas não houve indícios de um declínio da sua influência no Wolverhampton. O internacional de Portugal foi titular em maioria dos jogos do seu clube na Premier League e na UEFA Europa League. Por isso, em 2019, o Wolves deu ao meio-campista um novo contrato de três anos. E Moutinho celebrou com mais um recorde – ele tornou-se no recordista de assistências do Wolverhampton na Premier League, ultrapassado Matt Jarvis. O médio português chegou aos 14 passes para golo e o clube não deixou passar em claro o recorde, fazendo um vídeo que compila todas as assistências de Moutinho.

Pode apostar em João Filipe Iria Santos Moutinho e Wolverhampton na casa de apostas online verificada SuperAposta.

En savoir plus Regarder tout

Visitar o site

b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title
b.post_title