Nome: |
João Mário Naval da Costa Eduardo
|
Posição: | médio |
Idade: | 27 anos |
Clube: |
Inter de Milão (Itália)
|
Salário: | 3,5 milhões de euros/ano
291,7 mil euros/mês 9,7 mil euros/dia |
João Mário nasceu na cidade do Porto, 19 de janeiro de 1993 e foi formado na academia do Sporting CP, mas começou no FC Porto, onde esteve apenas dois anos.
Títulos: vencedor da Taça de Portugal 2014/15 e da Supertaça de Portugal-2015; campeão da Europa em 2016.
1 milhão por época após empréstimo ao Vitória FC
O médio começou no FC Porto, onde esteve apenas dois anos, e com onze anos de idade, rumou ao Sporting CP, onde fez toda a sua formação. A primeira temporada de João Mário como jogador sénior foi de 2012/13, quando ele participou de 31 jogos (30 como titular) pela equipa B do Sporting na Segunda Liga. Em 8 de janeiro de 2014, ele foi emprestado à Vitória F.C. pelo restante da época. O jovem de 20 anos deixou de ser opção de Abel Ferreira nos jogos da equipa B, e teve assim oportunidade de ganhar experiência num emblema da I Liga. Ele foi visto como uma aposta de futuro pela SAD leonina e foi elogiado por técnico do Vitória FC José Couceiro: «O João Mário é um bom reforço, que nos vem ajudar. Conheço-o muito bem e vai emprestar qualidade ao miolo. Joga mais na posição oito que a dez».
Na equipa dos sadinos João Mário foi titular em todos os jogos da Primeira Liga, exceto um, e foi eleito o melhor jogador jovem da liga em janeiro e fevereiro.
No final da temporada, João Mário voltou ao Sporting. Em 26 de outubro, na partida contra o Marítimo, ele marcou seu primeiro golo pelo leões. Com inúmeras internacionalizações, uma Taça de Portugal e uma Supertaça no seu currículo, foi titular no plantel principal do Sporting e auferia 1 milhão de euros brutos por época.
Terceira transferência mais cara de um português da liga
Em 28 de Agosto de 2016, foi contratado pela Inter de Milão, da Itália, por 40 milhões de euros, com mais 5 milhões por objectivos. É a terceira transferência mais cara de um português a sair da Liga Portuguesa, a seguir a de João Félix do Benfica para o Atlético de Madrid (126 ME) e de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United (55ME).
A transferência não foi fácil – o ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho contou os detalhes do negocio no seu livro ‘Sem Filtro’: “O Inter insistia em tentar baixar os valores falados na reunião. Podia ter dado errado. Tínhamos de lidar com a ansiedade do João Mário e as pressões do seu pai. O jogador já não estava com a cabeça no Sporting. Falou comigo e disse-me que queria ir para o Inter. Nessa altura, pedi-lhe apenas para se acalmar. Com a ajuda do agente, o João lá conseguiu ficar mais tranquilo. Com certeza que não seria a pessoa mais feliz do mundo, mas respeitou o clube até ao dia em que saiu”.
No Inter, o treinador Luciano Spalletti, afirmou que João Mário «tem o passe curto, o chute e o drible. Mas em alguns momentos peca na execução». No entanto, sob comando do Spalletti, o jogador ficou cada vez mais frustrado com a falta de tempo de jogo. Além disso, foi criticado pela imprensa e os adeptos que esperavam muito mais do atleta que custou 40 milhões.
Empréstimos queda de valor até 18 milhões
Em 25 de janeiro de 2018, ele foi emprestado para a equipa da Premier League West Ham United — o contrato incluía um pagamento para empréstimo de 1,5 milhões de euros e uma opção de compra do jogador na região de 40 milhões de euros. João Mário estreou dois dias depois, substituindo Pablo Zabaleta no intervalo, com uma derrota fora de casa por 0-2 contra o Wigan Athletic na quarta rodada da FA Cup.
Medio português marcou seu primeiro golo pelo West Ham em 31 de março de 2018, ajudando os anfitriões derrotaram o Southampton por 3 a 0. No total, ele participou em 14 jogos, marcando duas vezes e foi elogiado por trabalho em campo. O treinador David Moyes exaltou o dinamismo de João Mário: «Ele vai e volta e pode cobrir o campo com facilidade».
Em agosto de 2019, João Mário foi novamente emprestado, nesta vez para o clube russo FC Lokomotiv Moscovo. Naquela altura, o preço de transferência do jogador de 27 anos caiu para 14,5 milhões de acordo com o transfermarkt.de e a opção de compra para Loko foi “apenas” 18 milhões de euros. No entanto, nesse período de empréstimo João Mário não conseguiu convencer os dirigentes do clube. O Lokomotiv não exerce a opção de compra, por isso o medio português que tem contrato com Inter de Milão, terá de procurar um novo clube.