Nome: |
Danilo Luís Hélio Pereira
|
Posição: | médio |
Idade: | 28 anos |
Clube: |
FC Porto (Portugal)
|
Salário: | 1,2 milhões de euros/ano 100 mil euros/mês 3,3 mil euros/dia |
Nascido na Guiné-Bissau, a 9 de setembro de 1991, Danilo Pereira e a sua família se mudaram para Portugal quando ele tinha seis anos. No futebol juvenil, ele jogou nos três clubes na área de Lisboa: Arsenal 72, Estoril Praia e SL Benfica. O Benfica decidiu contra a contratação de Pereira quando chegou a hora de assinar contrato profissional, e a equipa italiana Parma o adquiriu como um jogador livre.
Títulos: 2 vezes campeão de Portugal (2017/18, 2019/20), campeão da Europa (2016), vencedor da UEFA Nations League.
Zero chances no Benfica e experiência no futebol italiano aos 18 anos
Danilo não conseguiu ficar no Benfica após dois anos na academia do clube. E decidiu rumar para o futebol italiano, para o Parma. Ele não ficou assustado a viver sozinho: «A minha mãe sempre trabalhou muito e eu não a via muitas vezes, já estou um bocado habituado”.
Naquela altura Danilo entrou na lista da UEFA de dez melhores jogadores do Europeu de sub-19 e, é claro, atraiu a atenção de clubes europeus, que até comparavam o médio defensivo com o famoso francês Patrick Vieira.
A oferta do Benfica era «ridícula» e foi, por isso, rejeitada. E Danilo queria evoluir, segundo o empresário dele. O jogador não teve chances de integrar a equipa principal das aguias. E por isso decidiu começar a carreira profissional na Itália. «Gostaria de jogar no Benfica, mas é complicado. O Benfica tem outras aspirações, precisa de ganhar para manter os adeptos satisfeitos e tem receio de apostar nos jovens», disse Danilo ao Público.
Já na Itália, Danilo foi apresentado como um jogador «de futuro»: «É preciso dar-lhe tempo para se adaptar à nossa realidade. É um atleta com grande margem de progressão, mas é importante que não seja pressionado», alertou Pietro Leonardi, administrador delegado do Parma.
Jogos na Grécia, Holanda e regresso para Portugal
Danilo realizou 10 jogos na equipa sub-19 do Parma e até foi convocado para as partidas da Serie A, mas não estreou na competição. No mercado de inverno, o português foi emprestado ao Aris, da Grécia. O jovem Danilo mostrou a sua qualidade no campeonato grego e depois regressou a Itália.
Em dezembro de 2011, Danilo estreou-se na Serie A na partida contra o Catânia. Depois, jogou em mais quatro partidas do campeonato, contra Inter, Siena (duas vezes) e Atalanta, fazendo ainda mais dois encontros no campeonato Primavera até final de 2011/12.
Pereira foi emprestado novamente para temporada 2012/13, passando a campanha com Roda JC na Eredivisie e sendo a primeira escolha para ajudar sua equipa a evitar o rebaixamento. Em 1 de agosto de 2013, Danilo rompeu todos os laços com Parma e retornou a Portugal, juntando-se à CS Marítimo. Ele queria afirmar-se no futebol português, por isso decidiu arriscar e aceitou o convite do Marítimo. Na Madeira, ele tornou-se titular indiscutível.
Escolha entre Sporting e Porto e clausula de 60 milhões de euros
No verão de 2015, Danilo Pereira era um dos jogadores do campeonato português com mais mercado. Houve interesse do Sporting e Porto. O Jorge Jesus, que naquela época treinou os leões, revelou: “Mandei o Octávio Machado contratar Danilo”. Depois, ele telefonou ao jogador para o convencer assinar contrato com o Sporting. Mas não deu certo — Danilo optou por FC Porto. A primeira abordagem do Porto foi em novembro. A vontade de Danilo em ficar em Portugal era tanta que segundo o jornal Record apurou, recusou uma proposta do Newcastle, o campeonato do sonho do português. Até porque no início da sua carreira tinha como ídolos o Henry e Steven Gerrard. “Via neles os capitais exemplares, líderes em campo e a forma como jogavam sem receio, sem medo de errar”, disse Danilo numa entrevista ao jornal Record.
Depois, uma das principais referencias do Danilo era Yaya Touré.
O primeiro contrato do jogador com o FC Porto trouxe ao Danilo 800 mil euros anuais, a clausula de rescisão era 40 milhões de euros. Em 2017 ele renovou o contrato com os dragões, viu melhoria salarial e a clausula subiu até 60 milhões de euros. Após a saída de Héctor Herrera para o Atlético Madrid no verão de 2019, Pereira se tornou capitão do clube; sua equipa conquistou o título da liga e ele abriu o placar na vitória em casa por 2-0 sobre o Sporting, que selou a coroa em 15 de julho de 2020. Agora, o jogador pensa em mudar apar Inglaterra e já disse que encaixaria perfeitamente no jogo do Arsenal.
Pode apostar em Danilo Luís Hélio Pereira e FC Porto na casa de apostas online verificada Sportingbet.